Banho nos pincéis de maquiagem

Dias desses me deu uma alergia no olho. Cheguei em casa e corri lavar meus pincéis. Lembrei que a última vez que tinha feito isso foi logo antes do Natal. Eca!!! Pincéis de maquiagem precisam ser lavados com frequência, viu?! Nada de preguiça. – bronca em mim mesma! 

Eu armazeno meus pincéis em canecas. São canecas de coleção, que comprei ou ganhei e não quero usar. Uso essas mesmas canecas pra lavá-los.

Coloco mais ou menos dois dedos de água e shampoo infantil na caneca. Deixo os pincéis ali “de molho” por uns minutos. E uso a minha luva de limpeza de pincéis da Sigma para lavá-los.

O processo é um pouco demorado. Vou fazendo movimentos circulares com os pincéis até ter certeza de que estão limpos. Se for preciso, coloco um pouco mais de sabonete líquido na mão e repito o processo.

Enxaguo os pincéis – também com calma e paciência – usando a mesma luva da Sigma. Ela tem as nervuras próprias para lavagem, enxágue e definição. O que ajuda bastante no processo de lavagem!

IMPORTANTE: durante a lavagem e enxágue dos pincéis é importante  mantê-los com as cerdas voltadas para baixo. Evite que a água penetre na base das cerdas. Molhando a base das cerdas, vai fazer com que os pincéis durem menos. As cerdas não secam corretamente, ficam mofadas, aprodrecem e caem. Sem falar que gera fungos né?!

Eu coloco todos os pincéis pra secar deitados – esqueci de fazer foto dessa etapa. Uso uma toalha de mão. Dobro um lado dela, formando um “travesseiro” onde apoio os cabos, criando uma inclinação nos pincéis. Isso faz com que a água escorra pelas cerdas. Geralmente coloco eles na janela e deixo secando por cerca de 24 horas.

Uma vez que estão secos, eles voltam para as canecas.

Recentemente eu comprei um spray higienizador de pincéis. Depois que eles estavam secos, e já na caneca eu dei uma borrifada neles todos e deixei secar ao ar livre. Esse spray pode ser usado para limpeza rápida dos pincéis, entre um uso e outro.

IMG_2041

Depois eles voltam para a penteadeira!

É isso. Espero ter ajudado – ou incentivado – alguém a lavar os pincéis de maquiagem. hahahaha

 

Beijinhos,

Cibele

Deixe um comentário

