Dia Internacional da Mulher

Dia Internacional da Mulher (3)Eu gostaria de fazer um daqueles textos lindos impactantes sobre o Dia Internacional da Mulher. Mas trocando mensagens com minhas amigas percebi que a gente mal sabe o porquê da data. Então…

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque ocuparam a fábrica onde trabalhavam e reivindicavam melhores condições de trabalho. O mesmo acontecia em vários países do Europa e em outros lugares nos Estados Unidos desde o final do Século 19, quando a Revolução Industrial trouxe  jornadas de trabalho de até 16 horas, salário injusto (as mulheres recebiam até um terço do valor do salário de um homem, mesmo executando a mesma função) e o trabalho infantil.

Essa manifestação foi reprimida com violência: as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Anos mais tarde, a data passaria a ser conhecido como o “Dia Internacional da Mulher” Dia Internacional da Mulher (4)durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca. Uma resolução pedindo a criação de uma data anual para a celebração dos direitos da mulher foi aprovada por mais de cem representantes de 17 países. Escolheram então a data dessa manifestação que terminou de forma tão trágica, como uma forma de homenagear as mulheres que lutaram por seus direitos. O objetivo era honrar as lutas feministas. Foi somente no ano de 1975,  118 anos depois do ocorrido, que a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Na maioria dos países, na data de hoje realizam-se conferências, debates e reuniões com o objetivo de discutir o papel da mulher na sociedade atual e os seus direitos. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização das mulheres que mesmo com todos os avanços, ainda sofrem em muitos locais, com violência física e verbal, abuso sexual, jornadas excessivas de trabalho, salários baixos, desvantagens na carreira profissional e outros tipos de preconceito ou privação. ainda existem países que não permitem que as meninas estudem! Olhem o absurdo…

Desde então muito foi conquistado, mas muito ainda há muito mais a ser resolvido na luta pela igualdade das mulheres.

Dia Internacional da Mulher (5)

Algumas das Conquistas das Mulheres 

– 1862 – durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.- 1866 – No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas.
– 1870 – Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.- 1893 – a Nova Zelândia torna-se o primeiro país do mundo a conceder direito de voto às mulheres (sufrágio feminino). A conquista foi o resultado da luta de Kate Sheppard, líder
do movimento pelo direito de voto das mulheres na Nova Zelândia.

– 1932 – Foi instituído o voto feminino no Brasil. As mulheres conquistavam então depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

– 1951 – a OIT (Organização Internacional do Trabalho) estabelece princípios gerais, visando a igualdade de remuneração (salários) entre homens e mulheres (para exercício de mesma função).

Dia Internacional da Mulher (2)

 

 

Eu desejo que a gente se torne cada vez mais forte. Que a gente possa conquistar cada vez mais o respeito que merecemos. 

Feliz Dia Internacional da Mulher.

X

 
Anúncios