O solstício de Inverno

21 de Dezembro: o dia mais curto do ano, tráz consequentemente a noite mais longa do ano. Isso acontece porque nesse dia, o Hemisfério Norte está mais distante do sol, fazendo que essa parte do planeta receba menos luz solar. Entendeu o porque de ser o dia mais curto e a noite mais longa? A data marca oficialmente o início do inverno no Hemisfério Norte e é conhecida como Solstício de Inverno. stonehengesolsticies-1

É a partir do dia 21 de Dezembro que os dias começam, aos poucos a ficarem mais longos, com mais luz solar, chegando então ao solstício de verão, em 21 de Junho. Nessa data, o Hemisfério Norte está muito próximo ao sol, fazendo com que a terra tenha maior exposição a luz solar, o que deixa então, o dia mais longo. Marcando o inicio oficial do Verão no Hemisfério Norte.

Essa datas são as datas do Reino Unido. Cada país vai ter seus soltícios em diferentes datas e horários. Esse ano, por exemplo, em Londres o sol está marcado para nascer às 8.04 e se pôr às 15:54.

stonehengesolsticies-1

Aqui no reino Unido é comum as pessoas visitarem o famoso ponto turistico Stonehenge. Acredita-se que o Stonehenge tenha papel importante nessas duas datas. É uma coisa meio mítica. Segundo  estudos – e as milhaers de teorias  – seriam nesses dois  dias do ano que o local virara pontos de sacrifícios e oferendas aos deuses, devido ao alinhamento do sol com a terra, entre as pedras. Diz uma das teorias que esse seria um portal para outros mundos.  Vale a pena dar uma olhada nas fotos dessas duas datas nesse local, e pesquisar um pouco sobre as lendas.  São incríveis e curiosas!

Eu não lembro exatamente quem me falou que eu poderia,  no site da BBC,  checar a pevisão do tempo e também os horários do nascer e pôr do sol. Imagina a minha empolgação ao ver  1, 2, 3 minutos a mais de luz solar?! Hahahahah Mas muita calma que não acontece assim, tão obviamente. Nas primeiras semanas, a diferença vai ser quase imperceptível: vamos ter 5 minutos a mais, apenas. Mas com o passar dos dias é sim possível ver até 5 minutos de diferença de um dia para o outro!untitledParece bobo, mas quando bate o inverno, e os dias ficam escuros, qualquer minuto a mais de sol é uma benção. Por mais que eu adore o inverno, preciso confessar que acordar às 06:00 da manhã, com escuridão de 03:00 é tenso. O mesmo vale para quando voce sai do trabalho às 18:00 e está tão escuro que voce sente que já está “tarde” tipo 22:00. É bem confuso!

Não é a toa que todos ficam empolgadíssimos com a chegada do verão. Por mais que a Inglaterra não tenha um verão de verdade.  Mas sobre o “super verão Ingles” eu falo em outro post…

XoXo, Cibele

Anúncios