Cheirinho de Lavanda…

ahhhh adoro aromaterapia! adoro esses tratamentos com óleo disso e daquilo. Hahahah Não tenho um ritual oficial. Mas acabei aprendendo alguns jeitinhos de ter a aromaterapia no meu dia a dia. lavandaSou apaixonada por lavanda por conta dos benefícios todos pra saúde e acabei adquirindo alguns produtinhos há uns anos atrás, quando visitei um campo de lavanda no sul de Londres. Aliás, vou fazer um post sobre esse lugar.

No meu quarto eu tenho dois sachês pendurados na minha cabeceira e de vez em quando eu dou uma apertada neles, pra que exalem aquele cheiro bom. No meu armário eu tenho um sabonete em barra. Comprei com a intenção de usar, mas não tive coragem (fiquei com dó de acabar hahahaah) e tambem comprei um vidrinho de óleo de lavanda. Esse sim, eu uso. Foi visitando esse campo de lavanda que eu aprendi uns truques pra usar o óleo de formas diferentes. IMG_1875.JPGDepois, numa farmácia de Londres comprei mais três produtos, óleo de massagem corporal (são vários óleos misturados, e o de lavanda está entre eles), óleo de lavanda em roll-on e mais um vidrinho de óleo de lavanda.IMG_1883.JPGBom, vou tentar listar como e quando uso a lavanda no meu dia-a-dia.

No cotidiano da casa:

  1. Usar a lavanda no amaciante. Basta umas gotinhas e pronto. A roupa está cheirosinha!
  2. Usar a lavanda na água de passar roupa. Pra quem não quer desperdiçar o óleo de lavanda no amaciante na máquina de lavar roupa. Basta umas gotinhas na água que borrifamos pra passar roupa. É quase o mesmo efeito.
  3. Borrifar a mesma mistura nas cortinas pela casa.. Super faço isso. Depois da faxina então… melhor coisa! Onde eu moro tem carpet, então borrifo no carpet do quarto também! Hahahaah
  4. Usar sachês de lavanda no guarda-roupas e gavetas. Além de dar cheirinho na roupa, espanta as traças e mofo. MEGA útil aqui em Londres!
  5. Papel com essência de lavanda quando usado pra forrar as gavetas também fica lindo, fofo e tem efeito incrivel!
  6. Aromatizador de ambiente. Eu coloco umas 2 gotinhas do óleo com uma colher de sopa de água no meu difusor. Acendo uma velinha e deixo ali, queimando e perfumando o ambiente. 

Ahhhh nos mercados já se encontram amaciantes e aromatizadores de roupas e ambientes com essência de lavanda, caso voce não tenha o óleo propriamente dito. O cheiro é mais suave claro, mas não quer dizer que não tenha efeito, ok!

Na Saúde e Beleza:

O óleo de lavanda usado pra massagem no corpo é um aliado no combate a vários problemas.

  1. Ótimo pra tratar inflamações, super ajuda na cicatrização de machucados, espinhas e contra picada de insetos. Quando preciso, eu passo uma camada leve do óleo e deixo a pele absorver, dependendo da situação, vou repetindo a dose até eliminar por completo…
  2. Ótimo pra tratar dores musculares e cãibras por esforço repetitivo, pancadas, torções… Eu uso um óleo de massagem que tem óleo de lavanda na composição. Massageio até o corpo absorver…

O óleo de lavanda usado como infusão ajuda com problemas respiratórios, distúrbios do sono, estresse…

  1. Auxilia no tratamento de problemas do sistema nervoso, como dor de cabeça, insônia e depressão. Eu costumo apertar o sachê que fica na minha cabeceira. Assim fico inalando aquele cheirinho gostoso. Também dá pra por umas gotinhas na banheira com água morna ou, se não tiver banheira, dá pra esquentar água e pôr numa tigela e ficar ali perto, inalando também. As vezes até uma massagem na cabeça e nos ombros com um tico de óleo ajuda. Meu marido adora!
  2. Trata problemas respiratórios, como gripe, bronquite, asma, laringite e congestão nasal. Nunca precisei, mas li que é só esquentar água e pôr numa tigela com umas gotinhas do óleo. Aí voce cobre a cabeca com uma toalha e fica ali, inalando a infusão. Segundo a senhora que trabalha no campo de lavanda que visitei, funciona muito!

Na decoração

Raminhos de lavanda decoram delicadamente a casa e acabam por perfumar o ambiente, ajudando no combate ao estresse, insonia e outros distúrbios já mencionados. – Queria uns vasinhos de lavanda em casa, eu acho lindo, mas confesso que tendo o spray, o óleo, os sachês e um sabonete em barra, acabei não me preocupando com a lavanda em flor.

lavender

Alguém aí que esteja planejando pôr em prática algum tipo de aromaterapia? Ou que tenha usado a lavanda pra alguma coisa? Alguém com dicas pra compartilhar?

Comenta aí!

xxx

Cibele

Um comentário sobre “Cheirinho de Lavanda…

  1. Pingback: Mayfield Lavender Farm | Blog da Cibs

Os comentários estão desativados.